quarta-feira, 24 de junho de 2009

Gerações


Sua existência é ideal para alguém?

Creio que ultimamente ando muito pessimista, lembro-me que havia prometido a vocês que não seria mais, contudo, há uma serie de fatores que me impedem de ser otimista, ou seja, há varias questões que bloqueiam meu lado positivo, ou ainda, meu lado quem ainda consegue visualizar uma saída, uma solução para este mundo completamente perdido em que vivemos.
Como sempre irei justificar minha afirmação, de um modo muito simples, se outrora os jornais serviam para informar sobre os acontecimentos, sobre as novidades que surgem para melhorar nossas vida, sobre as inovações da ciência, enfim , hoje os mesmos se transformaram em propagadores de desgraças, mais ainda em faróis de desilusões, e fontes inesgotaves de "inesperanças", pode soar trágico, mais infelizmente meus caros todos nós sabemos que é a mais pura verdade.
Ainda no exemplo citado acima, se antes éramos incentivados a sair, a vivenciar a vida, e poder saboreá-la com todas as nossas forças, hoje ela nos é apresentada como algo a ser temido, como uma fonte de dor, se antes a "geração coca-cola" era apresentada como ideal, pois eram independentes, autroistas, evoluídos, as gerações que a sucederam foram completamente fracassadas , a "geração pós coca-cola", a conhecida como "geração bunda"( perdoe me este termo, contudo se nem o louvável jornalista Arnaldo Jabor conseguiu obter um termo melhor que sou eu , para conseguir) foi uma geração sem a mínima opinião, sem a mínima estrutura, pois, se cobrou tanto da mesma , porem ela, a geração foi lançada com tudo contra a parede da vida, e desta forma não conseguiram aprender , ampliar os horizontes e pagaram e ainda pagam um preço muito caro por isso, por este motivo que é muito comum encontrar pessoas na faixa de 25 anos até aproximadamente 35anos que ainda tem duvidas , duvidas estas que não lhes foram fornecidas respostas na devida época.
Sim meus caros, o que me assusta é nossa nova geração, a tão famosa "geração Internet", meu Deus, o que estamos fazendo com estas crianças, elas são fruto de uma geração famosa por seu conhecimento,pelo seu espírito aventureiro, e ao mesmo tempo, possuem tantas inseguranças de seus antessesores, são jovens ( crianças e alguns adolescentes) capazes de fazer milhares de coisas, se adaptam as mudanças de uma forma muito rápida, a mudança para os mesmos não significa nada demais, é algo orgânico a eles, contudo, são totalmente presos ao virtual, perdem aos poucos suas diferenças, ou ainda a possibilidade de conseguir algo que os diferencie dos demais, ou seja, acabam por se padronizar por eles mesmos.
Hoje o andar na rua você consegue ter uma visão mais ampla do que eu falo,a grande maioria das meninas se tornaram mais independentes, não que isto seja ruim, muito pelo contrario, acho isso algo extraordinário, contudo todas estão padronizadas, andam iguais, se vestem de formar muito semelhantes, e por favor, aos fashionistas de plantão, não me venham dizer que as mesmas seguem as tendências, pois, se basear nas tendências é uma coisa, mais copiar os look's é outra coisa completamente diferente.
No caso dos meninos o fator não muda, após o efeito "emo"( emotion core) os mesmos adquiriram, características mais americanizadas, se antes o estilo eram roupas mais soltas, hoje o grande desafio é , o quanto é suportável as calças justas, melhor exemplificando, mais uma vez perdem seu estilo, antes eram roupas largas,hoje quanto menor melhor.
Nossos jovens perderam a capacidade de se sentirem bem, abriram mão de seu conforto para poderem seguir alguém , ou alguma coisa que supostamente lhes iriam fazer bem, para simplesmente ficarem parecidos, camuflados junto com os demais, estranho , não acham , retrogado, mais eles não tem culta, eles tem o mundo exterior a disposição, contudo nunca podem toca-lo, ou seja, a internet é a grande culpada, ou a mesma seria somente um canal que mostra e nossos jovens sem nenhuma opinião, talvez este seja um tema interessante.
O ideal, eu me pergunto seria ter jovens alienados, jovens jogados com tudo contra a parede das experiências, ou jovens completamente abertos as novas possiblididades da vida, mais sem nenhum preparo para as responsabilidades que este priviliegio acarreta, ou seja, sem saber avaliar, o que seria interessante e o que não serviria para nada.

Qual é o ideal?

Nenhum comentário: