terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pessoa





Voce é considerado uma?


Como é do conhecimento comum de todos os leitores deste blog (se é quepossuo algum leitor), durante minhas caminhadas consigo observar como é ocomportamento humano, isso em varios aspectos.


Consegui observar o que posso dizer e definir de tipos e/ou especies dehomo sapiens , sim meus caros , vou ter a ousadia de nos definir comoanimais, pois no final das contas somos sim animais, vivemos sim porinstinto( não o de sobrevivencia mais sim o de vingança), por estes e maisinumeros motivos que não vou citar pois de nada complementarão este textoque tetarei definir-nos em tipos .


Pois bem carissimos, outrora defini os seres humanos como seres que sofreme que não sofrem, infelizmente o felizmente percebo que fui muito vago emminha observação, pois sofrer é uma questão relativa a cada pessoa, melhordizendo, é um sentimento opcional, e que não creio que exista um tempoexato para o sofrimento, mais ainda se o ato de "sofrer" é algo possivel atodas as pessoas.


Pensando mais afundo nesta possivel divisão em tipos de humanos chego aseguinte divisão: os humanos pensantes, os humanos que pensam e levantamhipoteses, humanos que não pensam em questões variaves, humanos do dia adia(questões praticas), humanos neutros.


Espero ser claro nas especificaçóes (se é que posso definir assim) , oumelhor ainda nas definições a seguir, lembro a todos ninguem é obrigado aconcordar, acho que o ato de desacreditar um ato barbaro, porem vamos aoque interessa.


Os humanos pensantes:é representado pela elite intelectual , ou seja, sãopessoas que problematizam questões presentes e questão que ainda estão porvir, melhor dizendo questões que ainda vão vir a acontecer , estas pessoasao refletirem sobre estes possiveis problemas criam mecanismos de defesa,modos de se evitar estes problemas e por consequente criar soluções.


Os humanos que pensam e levantam hipoteses: este tipo são muito compliadosde se lidar e ao mesmo tempo não são, são levados pela emoção , talvez poderiamos defini-los como seres humanso coração, ou motivados pelasemoções, contudo cairiamos mais uma vez na questão do sofrimento, e issonos faria andar em circulos, e neste momento não é o meu desejo, este serespensam, contudo , pensam em todas absolutamente todas as hipoteses, maisnão conseguesem formular soluções, lhes falta a capacidade de sintese, epor este motivo ficam restringidos a somente as alternativas nunca as resoluções.


Humanos que não pensam em questões variaves: estes seres somente pensam emquestões praticas, contudo nada os impede de levarem em consideraçãoquestões mais ludicas, porem, são restringidos as respostas simples , sem maiores opções.

Humanos do dia a dia(questões praticas): este tipo é o mais comum, e perdo- e-me a expressão, mais são os mais mediocres, sua preocupação serestringe ao tempo, ou seja, quanto tempo leva para fazer tal coisa, ou atémais quanto tempo ainda falta para o devido descanço, não possuem outracapacidade a não ser essa.


Humanos neutros: são seres que pensam em questões mais superiores, as vezesnão pensam, outras vezes fingem que não estão a "par" da situação, e outrasvezes preferem vivenciar , e não se preocupar com as situações.


Gostaria de deixar bem claro e evidente que em nenhum momento quiz dizerque um tipo é superior ou melhor que o o outro, mesmo que assim pareça,contudo, o que quero dizer é que todos os tipos são importantes, e quedevemos considerar a todos a cima de tudo como seres humanos , e todosdevem opu pelo menos deveriam ser tratados assim.


Voce é tratado como uma pessoa?

Nenhum comentário: